Saturday, October 21, 2006

{receita} Frango com Sag


[foto por Gumpa]

Ingredientes
» 2 colheres (sopa) de manteiga (usei óleo de milho)
» 2 cebolas cortadas fininhas (corte ao meio e depois fatie)
» 2 dentes de alho socados (usei fatiados)
» 1 colher (sopa) de sementes de mostarda
» 2 colheres (chá) de coentro em pó
» 2 colheres (chá) de gengibre em pó
» 1 colher (chá) de chilli em pó
» 1 colher (chá) de açafrão em pó
» 1 kg de coxas de frango sem pele nem osso, cortadas em pedaços grandes (usei sobrecoxa, mas, da próxima vez, vou tentar com peito em cubos)
» 125 ml de iogurte natural
» 100 ml de água
» 500 g de espinafre novo, com os talos removidos
» sal a gosto

Modo de fazer
Aqueça o óleo em uma panela grande e refogue ligeiramente o alho e a cebola. Os legumes não devem mudar de cor, apenas ficar transparentes. Agregue as especiarias e sal a gosto até que estejam fragrantes, mexendo sempre.

Acrescente o frango e mexa bem para que ele fique impregnado da mistura. No fogo moderado, refogue por cerca de 10 minutos, mexendo freqüentemente até que o frango tenha mudado de cor de todos os lados.

Adicione metade do iogurte, cozinhe por mais 5 minutos, mexendo quando necessário até que todo o iogurte seja absorvido.

Junte a água, tampe e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Se começar a formar muita água, destampe a panela.


[foto "making of" por Gumpa]

Adicione o espinhafre, mexa bem para misturar, tampe e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos ou até que o espinafre tenha murchado e que o frango esteja macio quando testado com um garfo. (O espinafre solta muita água. Como eu gosto de receitas mais cremosas, da próxima vez, vou refogar o espinafre separadamente, escorrer o líquido e só então juntar ao frango).

Revise os temperos e sirva quente, regado com o restante do iogurte.

Eu fiz metade da receita.

Sugestão
Sirva acompanhado de arroz branco.

Serviço
Retirada do livro "Frango - Receitas passo a passo [sic]" de Jeni Wright. Esse é um ótimo livro cujas receitas versam somente sobre aves, sendo as receitas de frango majoritárias. Acho bacana a divisão proposta com refeições familiares, volta ao mundo (esse eu gostei tanto que encampei como uma divisão no meu blog!) e ocasiões especiais. Também dá dicas de como limpar e desossar a ave.

Curiosidades
"'Sag' significa espinafre na cozinha indiana. Este vegetal é muito popular em curries, por que [sic] ele absorve muito bem o sabor do alho e das especiarias." (in Frango - Receitas passo a passo [sic], p.63)


[foto "crose" por Gumpa]

7 comments:

Karen said...

Que delícia, essa eu vou fazer assim que comprar espinafre e frango outra vez!

Akemi said...

Também gostei da receita, dois ingredientes que adoro: frango e espinafre!

miki w. said...

façam sim, meninas! o sabor é suave, apesar de ser uma receita indiana! ficou um caldo bem aguado, então, se vocês gostarem de uma consistência mais cremosa como eu, sugiro refogar o espinafre à parte!

bjs, miki

Valentina said...

Ai MIki, amei esta receita. Gosto de todos os ingredientes. Nao conhecia este livro. Ah, amei a parte entitulada 'curiosidades'.Bjs

miki w. said...

valentina, o livro é uma tradução, talvez você encontre por aí no original. Chama-se "chicken" e o copyright é da Reed International Books.

bjs, miki

Eli said...

Que delícia de receita, vou fazer mas acho que vou usar o peito de frango.

miki w. said...

eliana, acho que deve ficar mais suave! da próxima vez, quero testar o peito também!

ótima semana, miki