Thursday, November 02, 2006

{restôs} Le vin bistrot

Tarde chuvosinha, mas nada torrencial. Um feriado que inspirava à preguiça. Acordar tarde, amassar monstros. Café da manhã à uma da tarde.

O final da história? Um "almost-jantar", i.e. um almoço às cinco da tarde! E o escolhido foi... le vin bistro, ao qual nunca tínhamos ido. Antes, passeei pelo site deles e meus olhos brilharam quando vi um polvo ao molho à provençal nos pratos principais. Hummm que delícia, pensei!

O lugar é despretensioso, tem dois andares, mas o andar de cima não estava aberto. Achei bem mais aconchegante do que o de baixo, onde ficamos. A decoração é simples e eficiente. As mesinhas, com toalhas em xadrez branco e azul são charmosas e têm descanso para os pés (que eu adoro!). Também servem água em garrafa retornável, item indispensável para mim. Se o restô serve água em garrafas plásticas, eu geralmente não peço, faz parte da minha política pessoal de reduzir o consumo de alimentos que gerem muito lixo.

O meu prato era um polvo grelhado com molho à provençal acompanhado de batatas fritas e salada verde. Muito bom. Nota 9! (O polvo que comemos em Parati ainda ocupa o Olimpo muito embora isso faça muito tempo e eu possa mudar de idéia da próxima vez que experimentar!). O polvo não parecia muito grelhado, parecia mais que tinha sido ligeiramente cozido e jogado em óleo fervente por alguns segundos. O molho levava tomate despelado, ciboulette picadinha e acho que alho e era quente. Divino. As batatas sequinhas, crocantes por fora e macias por dentro, chegaram quentíssimas, quase queimei a língua (rs). Eram tipo palito gordo, num formato ótimo para comer em duas mordidas moderadas ou em uma, num dia de fome avassaladora! A salada veio em uma cumbuca grande com vários tipos de folha: alface crespa, roxa, radicchio num molho de mostarda muito suave, ótimo.


[Poulpe poelé à la provençale, pommes frites et salade verte - foto por Gumpa]

E, para sobremesa, um petit gateau que eles chamam de "o verdadeiro" (rs). Como não sou muito sobremesariana (numa alusão ao Calvin), fiquei com receio de pedir o petiga e de ele ser apenas ok. Mas ele cumpriu as expectativas com louvor! Uma casquinha fina e macia, em uma fôrma de gomos e um recheio cremoso que escorria quentinho. A calda de baunilha que acompanhava era divina, um aroma bastante suave, o sorvete de creme apenas ok.

O café, lavazza, estava correto, mas nada que pudesse fazê-lo ser considerado diferenciado por qualquer característica.

Embora barato não seja o melhor adjetivo a se aplicar à casa, achei o preço justo, exceto para a sobremesa que poderia ser servida em porções mais generosas. Mas, enfin, é uma casa francesa afinal de contas (rs)!

SERVIÇO
Le vin bistro
Rua Armando Penteado, 25 - Higienópolis - São Paulo - SP
[11] 3668-7400

BÔNUS TRACK
» ver mais fotos do le vin (por Gumpa)

10 comments:

Akemi said...

Mikiiiiiii, que delícia de polvo! Hummmm! Assanhou as bichinhas comos sempre! E as fotos do Gumpa estão lindas! Adorei o efeito daquela foto onde um casal aparece meio transparente. O formato do gateau chocolat é muito lindinho e só de ver o prato com os restos do doce.... ai ai ai! rsss
Bom vc dar dicas de lugares legais e preços em conta! Beijos e bom final de semana para vcs!

Karen said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Karen said...

Já tinha ouvido falar do restaurante, é tão difícil comer bom polvo! Também fiquei com vontade, e vendo o cardápio, me deu ainda mais vontade de comer cassoulet! Pena que esteja fazendo tanto calor!

miki w. said...

hehehe, não é, meninas? eu adoro polvo: no sushi, grelhado, vinagrete... mas só dá para comer em um lugar de confiança né?

nunca comi cassoulet (a não ser o da semana passada, mas era um cassoulet marroquino que, imagino, deva ser diferente do francês).

quem sabe não nos encontramos um dia desses para ir comer esse polvo, meninas? temos a vida inteira para isso!

bjs e ótimo fds!

miki

Karen said...

Eu não conheço o cassoulet marroquino. Vai feijão branco? Interessante...

Precisávamos combinar um encontro em SP! Quem sabe quando a Akemi vier para cá?

bjs!

miki w. said...

êba! eu ia a-do-rar! akemi, quando vem ao brasil, passa por sp?

então, não sei o quão confiável é a casa onde comi, mas os ingredientes do prato eram feijão branco e carne em cubos num molho de tomate apimentado (pimenta malagueta). achei bom na hora, mas depois fiquei pesada a tarde toda, jiboiando total, parecia que eu tinha comido um boizinho - rs!

bjs! miki

Akemi said...

Miki, eu sou de sp! rsss
Mas ainda nem tenho idéia de quando voltarei para o Br! Mas desde já fica marcado um encontro com vcs! Seria ótimo nossas Ifis se conhecerem! rsss
Bjs e bom final de semana pra vcs!

miki w. said...

:-o oooooba! q alegria!
bjs a todas e ótimo domingo!
miki

Karen said...

O francês não leva molho de tomate (até onde eu saiba). É mais uma feijoada com feijão branco, muito gostoso, mas é para um dia mais frio, porque é pesado.

miki w. said...

eu fiz uma vez, achei uma receita mas era tipo receita rápida para microondas, por isso não botei muita fé.

tb vi uma receita no site do olivier anquier e parecia bem pesado mesmo!

como nunca tinha comido em restaurante, fiquei sem parâmetro!

obrigada pelas elucidações!

bjs, miki