Sunday, May 27, 2007

{receita} Bolinho de milho


Ingredientes
» 500g de milho em conserva (usei uma lata de 200g)
» 250g de tomates triturados
» 75g de fubá
» 3 ovos (usei 1 ovo)
» 2 pimentões verdes
» 1 cebola grande
» 1 dente de alho
» 150ml de vinho branco
» 1 colher (sopa) de orégano
» 1 colher (sobremesa) de cominho
» 1 colher (sopa) de salsa
» azeite
» sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
Pique a cebola em meias-luas bem fininhas e o alho bem picadinho. Refogue no azeite. Assim que ficarem transparentes, junte também o pimentão picado fininho (eu piquei também em meias-luas, mas, ao ver a foto do prato depois, creio que em cubinhos mínimos era o que a receita pedia). Mantenha em fogo baixo até que estejam macios, mexendo de vez em quando. Adicione o tomate e refogue por mais uns 15 minutos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsa e reserve.

Escorra o milho e bata no liquidificador. Acrescente os ovos (batidos), 3 colheres (sopa) do refogado e bata mais até obter uma massa uniforme. Tempere com sal e pimenta e leve ao fogo para engrossar (eu precisei acrescentar um pouco de fubá para dar ponto de enrolar). Deixe esfriar.

Faça bolinhas com a massa, passe-as pelo fubá e frite, em fogo baixo, até que fiquem bem douradas. Escorra em papel absorvente.

Coloque o restante do refogado numa panela larga e baixa e acrescente 400ml de água (eu usei metade disso), orégano e cominho e deixe levantar fervura. Acrescente o vinho e deixe apurar. O meu molho ficou muito espesso (acho q deixei apurar muito), creio que o melhor seria deixar um molho um pouco mais líquido. Acrescente as bolinhas de milho, ajuste o sal se necessário e mexa delicadamente. Deixe cozinhar por mais 5 minutos e sirva.

Eu fiz meia receita.


Sugestão
Eu odiei o molho. Achei a combinação de pimentão com cominho e orégano horrível! De uma próxima vez, tentaria um molhinho de tomate básico.

Serviço
Retirado de
Cozinha país a país - Cuba (Folha de S. Paulo)
A receita original se chama 'Milho frito salteado' (Fritura de maíz com sofrito)

Bônus track
Quer saber a historinha?

7 comments:

Karen said...

Achei tão interessante! Você gostou dos bolinhos?

Cláudia A. said...

Achei que os bolinhos devem ser muito saborosos. O molho eu também dispenso.

miki w. said...

meninas, o bolinho até que é marrom (marr-o-menos - rs), achei ele um pouco 'casquento' i.e. fica bem a textura das casquinhas do milho, coisa que eu não sou muito chegada. mas, fora isso, o bolinho tem um bom sabor sim!

beijos, miki

Agdah said...

Menina, por onde você anda???

miki w. said...

hahaha, agdá, tenho andado correndo :-(... nem tenho tido tempo de passear pelos bloguinhos queridos...
beijocas e obrigada pela preocupação!
miki

Valentina said...

Miki, que dela amiga. colocastes no colher? Vou fazer mas deixarei o milho pra tras.

miki w. said...

nao, tina... tinha te pedido permissão, pois estava tããão atrasado que fiquei com vergonha rs. vou postar por lá ;-)!
beijocas, miki