Monday, July 23, 2007

{dicas} Árabes e Ratattouile

Atendendo a pedidos faço um post com dicas de empórios árabes em SP e BsAs.

São Paulo
Uma loja árabe que eu acho maravilhosa é a Cedro do Líbano, que fica em frente ao Carrefour na Pamplona. Lá tem as melhores esfihas que eu já comi, mas tem que comer lá, por que eles assam na hora para cada cliente. Vale provar tb uma pasta árabe de pimentão (que eu não sei o nome) e o homus e o babaganush são muito bons. (o homus de lá fica ótimo incrementado pela dica que está na receita).

Na rua paralela pra baixo (sentido descendo a ladeira) da 25 de março, vc encontra várias lojas que vendem especiarias árabes e produtos árabes para cozinhar em casa, tipo tâmaras, pastas de gergelim, zátar, etc. São super fresquinhos porque a rotatividade é grande e baratos.
Os doces nessas lojas costumam ser fabulosos também.

Buenos Aires
Aqui em BsAs, a loja fica na Calle Augusto Scalabrini Ortiz na altura do 3200, chama Emporio Damasco, vende tudo que vc pode imaginar em termos de cozinha árabe-síria e armênia (até moussaka pronto congelado).
Tem também uma Confiteria que se chama Armenia que vende uma medialunas árabes (brincadeira). Vende uns quitutes árabes recém saídos do forno que são maravilhosos.


Ratattouile


Agora não falo exatamente de comida mas, do desenho da Disney-Pixar que está nos cinemas.
Tem Ratinho mais partidário do Blog Cabeça Gorda?
O desenho é uma delícia. Faz vc sair do cinema decidido a incrementar receitas e provar novos sabores.
Ótima sugestão para as tardes de inverno.
Um conselho: não coma pipoca durante a sessão. A menos que seja uma pipoca com milhos raríssimos, importados do sul da França, estouradas em azeite de óleo de oliva extra-virgem das regiões mais tórridas da Toscana...hahaha...Nada contra uma boa pipoquinha mas esse filme é pra refinar o paladar.
Bjs!

14 comments:

miki w. said...

grande menina!
ótimo! e ainda mandou bem na dica de cineminha!
beijinhos, miki

Pri said...

Miki,
Vc é uma fofa! Estou com saudades do nosso tricot.

miki w. said...

aiii o tricot! e anda fazendo um friozinho e uma chuvinha...

seria bom ter vc por aqui para tricotarmos como antigamente!

beijos e saudades, miki

Eli said...

Pri que maravilha!!! Pois o Cedro do Líbano é um lugar super simples mas que pra mim também tem a melhor esfiha que já comi na vida, a de queijo aí que pecado ou a de escarola?!?! Meu Deus!! Sabe que eu achava que as blogueiras só iam em lugares chiquerrimos tipo o DOM?! risos Eu amo esse lugar. :)

Pri said...

Eli,
Nunca fui no DOM, baby!
Mas tenho vontade e já tive oportunidade de assitir uma palestra do Atala sobre comida tb...Vc sabe que ele gosta de uma pizzaria que fica em cima de uma borracharia, na Vila Mariana? Essa eu não conheço pessoalmente, mas morro de vontade.
Eu adoro um "Buraco" escondido com ótima comida, quanto mais escondido e insuspeito melhor!
E olha que eu não considero o Cedro do Líbano tão buraco assim. Lá é muito bom mesmo.
Tem um restaurante chinês na Liberdade que eu e a Miki amamos, chamado Chi Fu, que é de arrepiar! O Cedro perto do Chi Fu é quase um DOM.
Se vc conhecer mais alguma dessas dicas, nos avise!
Um bj!

Pri said...

Miki,

Vc se lembra o endereço do Chi Fu?
Estou com saudades daquele camaraozinho empanado...

miki w. said...

affff, pri, nem me fale! ô coisa boa.

por coincidência, eu tb tive o imenso prazer em conhecer o cedro do líbano! (sabe que o sidney tb adora esse lugar? coincidências, não é mesmo?). as esfihas de lá são realmente boas! e o melhor: atravessando a rua tem uma coxinha ótima :-).

se não me engano, o endereço é:
r. barão de iguape, 50.
[11] 3207-4868.

mas recomendo ir acompanhada de alguém q saiba falar chinês (rs)!

beijinhos, miki

Anonymous said...

Olá!

vá ao Halim, ali perto (no paraíso, na Dr Rafael de Barros, 64).

outro que eu adoro é a Mama Leila, na João Moura 1167.

são ótimos e servem excelentes sanduíches de falafel (preparado cada um a uma moda).

e eu vou dar uma olhada no cedro do líbano, me pareceu bom!

[]s,
Fernão

Pri said...

Oi, Fernão,
Eu tenho duas grandes amigas que adoram o Halim, vão lá todo mês. Mas eu pessoalmente ainda não o conheci.
Eu conheço o Mama Leila porque eu morava na João Moura a 1 quarteirão de lá...Acho ele uma boa referência, mas o Cedro é mais gostoso ainda (minha opinião). O Alberto, um amigo meu e da Miki, também adora o Mama Leila.
Por falar em sanduíche de falafel, vcs precisam conhecer um lugar novo que abriu na esquina da Francisco Leitão com Artur Azevedo, o pessoal tem chamado de Pitaria...É um restaurante especializado em sanduíches de falafel. Vale a pena conferir são muito gostosos e os ingredientes bem fresquinhos.
Um bj a todos!

miki w. said...

Já fui a ambos e confesso que ainda gosto mais do Cedro e também do Almanara (esse, o meu predileto). Se bem que eu não comi falafel no Halim, taí uma boa desculpa para ir de novo e, quem sabe, mudar de opinião :-).

Eu adoro falafel, acho que também vou ter que experimentar essa Pitaria!!

bjs, Miki

Pri said...

Vou dizer que fast food de shopping geralmente decepciona. Falta sabor e é quase sempre muito gorduroso. Ontem mesmo fui com o Cris pra um shopping de BsAs e, ele comeu chinês e eu um sanduba de filé com queijo na baguete. Estavam ambos horríveis, é quase inacreditável... Como transformar um filé com queijo na baguete em algo horrível?

Mas o Almanara é delicioso, é uma grande exceção paulista à regra.
Bem lembrado, Miki! Valeu a dica.

Cristiano L. Saito said...

Quanto cabeça gorda! Brincadeira, Pri e Miki, parabéns pelo sucesso do blog!

Pri said...

Parabéns pra Miki!
Eu aqui só dou meus pitacos...Cadê suas dicas de "borocos" bons?

miki w. said...

Imagina, a Pri é q está movimentando isso aqui q andava triste e parado, rs rs!