Sunday, December 21, 2008

{receita} fudge cake de chocolate


eu queria passear lemons (lemons = les monsters, i.e. meus cachorritos fofos), mas com a cara de chuva que se formou no horizonte, mudei de idéia e fui procurar uma receita pra fazer.

eu já tinha decidido que queria fazer um bolo de choco, um gostosinho, especial porque é para dar de presente para um amigo da firrrma do gu que nos presenteou com uma caixa de sabonetes de nozes da natura (amo nozes!). a caixa é linda (eles são campeões nas embalagens, isso eu tenho que dar o braço a torcer).

quando pensei em bolo de choco, o primeiro especial que me veio em mente foi um fudge cake que eu já fiz várias outras vezes, sempre em ocasiões especiais: um aniversário, um jantar na casa de amigos... o problema é que esse bolito é muito do voluntarioso e se você enche mais que a metade da fôrma, ele cresce, cresce, cresce feito um louco e... cai da fôrma e arruina todo o seu trabalho. mas não é só isso: muitas vezes ele cresce, cresce, cresce, fica lindo, cheiroso e quando vc tira do forno: fuooom, ele abaixa no centro e... arruina tudo também!

bom, depois de apanhar algumas vezes do maldito, aprendi que a melhor fôrma para ele é a tubular (a receita pede uma redonda de fundo falso, como eu não tenho...) e o forno, não pode ser muito quente: o gás do meu fogão é muito potente e bastam 10 minutos para que ele fique no ponto para receber o assado. muitas vezes, eu acabo demorando mais do que isso para preparar a massa e daí... terror.

bom, o bolo ainda está lá no forno, cresce bonito enquanto eu blogo a sua receita aqui. depois eu conto se ele se comportou direitinho.

a razão pela qual eu continuo insistindo nele mesmo depois de tantas agruras é porque ele é bom demais!

ingredientes
» 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
» 2 xícaras (chá) de açúcar refinado
» 2 colheres (chá) de fermento em pó
» 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
» 1 colher (chá) de sal
» 1/2 xícara de manteiga amolecida (usei margarina sem sal)
» 1 1/2 xícara (chá) de leite
» 2 ovos
» 180g de chocolate meio amargo derretido
» 1 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente

modo de fazer
misture farinha, fermento, bicarbonato, sal. reserve.

na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar homogêneo. acrescente os ovos um a um e deixe bater bastante até ficar um creme fofo. desligue a batedeira e vá misturando alternadamente a mistura seca com o leite. ligue a batedeira novamente e deixe bater por mais uns 2 minutos até ficar um creme bem leve. junte o chocolate derretido e bata até homogeneizar.

desligue a batedeira e junte as nozes mexendo delicadamente.

verta a mistura na fôrma untada e enfarinhada e coloque no forno pré-aquecido. a receita original pede 200ºC. o bolo demora para ficar pronto. o meu ficou no forno quase 1 hora e não, não me decepcionou! ficou lindo e, espero eu, gostoso hihi.

para saber se está pronto, faça o teste do palito.

não tire o bolo imediatamente do forno. assim que ficar pronto, desligue o fogo, deixe a porta semi-aberta para o calor arrefecer aos poucos. quando o forno estiver morno, você pode retirar o bolo. desenforme quando ele estiver completamente frio.

se você quiser, pode rechear com um creme patissier de chocolate, mas ele, por si só, já é um evento!

[foto por glá quicolli]

sugestão acompanhado de calda quente de chocolate e uma bela bola de sorvete de creme, fica imbatível! (a foto do bolo com sorvete é de uma outra vez que fiz o danado, já que este vai de presente!)

serviço adaptado da revista gula maio 2004 de um recorte de revista não-identificado =(

2 comments:

Marly said...

Oi, Miki,

Eu, que adoro um desafio já incluí
o "caprichoso" em minha To do list. Nem poderia ser diferente, com você, dizendo, ainda por cima que ele é um evento!
Beijinho e feliz Natal!

miki w. said...

oi, marly!
hehe. espero q vc tenha conseguido vencer o caprichoso! o resultado final é ótimo, vale muito a pena!

bjs, miki